7 dicas para estimular os pequenos a escovarem os dentes

Escovar os dentes é um hábito fundamental para a saúde de qualquer pessoa, independente da idade. Por isso, acostumar as crianças a cuidarem da higiene bucal desde cedo é muito importante. Para os pequenos não é a tarefa mais empolgante, diante disso, os pais devem adotar alguns cuidados para que a escovação possa ser um momento divertido e prazeroso. Confira a seguir 7 dicas infalíveis para estimular seus filhos a escovarem os dentes:

1. Seja espelho de boas maneiras

Se os pais não escovam os dentes, a criança não terá em quem se espelhar e achará a tarefa dispensável. Porém, se os adultos possuem uma cultura de escovar os dentes corretamente, higienizar a língua e usar o fio dental, os pequenos imitarão a atitude. É importante, após a escovação, parabenizar a criança demonstrando orgulho pela tarefa concluída, transmitindo muito carinho para que ela possa sempre se espelhar no afeto e em boas maneiras.

2. Não altere a voz ou brigue

Lembre-se sempre de que não adianta brigar, dar uma ordem ou ficar irritado na hora de mandar a criança escovar os dentes. O momento precisa ser de compreensão, para não prejudicar o entendimento da criança. Uma alternativa para isso é os pais se abaixarem na mesma altura dela, falarem com um tom firme, mas carinhoso, argumentando sobre a importância do que estão fazendo.

3. Explique de forma lúdica o processo de escovação

Não devemos assustar as crianças apresentando estratégias negativas, como monstros das cáries ou bichos pavorosos que comem os dentes. É possível buscar histórias lúdicas do que realmente acontece quando há e quando não há uma boa escovação. É sempre importante estimular os pequenos com estratégias positivas, mostrando, por exemplo, que escovando os dentes corretamente eles terão um belo sorriso, um hálito fresco e os dentes brilhantes.

4. Adapte o ambiente

É importante que ela consiga enxergar no espelho e tenha acesso à pia, quando já estiverem escovando sozinhas. Um banquinho e um copo plástico para que ela consiga pegar a água podem resolver essa situação de forma simples. Também pode ser adquirido um banheiro de brinquedo (pia e espelho) para que a criança possa se familiarizar com o ambiente, podendo ser instalado no mesmo local para que ela faça higienização bucal de forma lúdica.

5. Deixe a criança escolher sua escova e pasta de dente

Com um incentivo à escovação, leve-a junto com você à farmácia para que ela possa escolher sua própria escova e creme dental, dentre aqueles adequados a sua idade. Existem múltiplas escovas divertidas, coloridas, com personagens, bem como pastas com sabores. Assim, ela vai associar os cuidados com a boca a um momento de bem-estar.

6. Use a criatividade a seu favor

Faça uma playlist bem animada com músicas de que a meninada goste para que vocês possam fazer alguns movimentos de dança enquanto escovam os dentes; encontre vídeos/filmes/séries em que os personagens apareçam indo ao dentista ou escovando os dentes; histórias infantis podem ser grandes aliadas, use-as como base e invente a sua própria.

7. Leve as crianças a um dentista divertido

A criança não pode associar o dentista a um local ruim, mas sim deve considerar o profissional como alguém que vai ajudá-la a ter um sorriso saudável. Se possível, procure um Odontopediatra que atenda em um consultório com cenário amigável e tenha sabedoria e paciência para tratar os pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *